O que considerar na escolha de uma adquirente? Veja agora mesmo

A adquirente é a empresa responsável por processar o pagamento de compras feitas com cartão de crédito. Ela é que realiza a comunicação entre os estabelecimentos comerciais, as bandeiras e os bancos emissores dos cartões para liberar a venda de um produto. Para isso, costumam cobrar taxas por transação que podem variar de acordo com o tipo de compra e o contrato definido.

Além de terem custos distintos, as adquirentes também podem aceitar bandeiras diferentes e oferecer serviços específicos. Assim, é importante pesquisar bem antes de escolher uma opção para o seu negócio.

Para ajudar você, listamos a seguir o que é necessário considerar nessa decisão. Aproveite a leitura!

Pense nos serviços que você vai usar

Antes de tudo, é preciso analisar quais serviços a empresa precisa. Pense nas formas de pagamento que você quer oferecer para os clientes e entenda as operações mais utilizadas na loja. Cada negócio tem necessidades distintas.

Para um comércio de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, fornecer opções de parcelamento é indispensável. Já restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício conseguem funcionar apenas com as funções de crédito à vista ou, até mesmo, somente com o débito.

Assim, é essencial entender a realidade do seu negócio antes de escolher uma operadora de cartão. Veja os diferenciais, as condições praticadas e as vantagens oferecidas pelas empresas, inclusive a possibilidade de contratação de serviços adicionais, como emissão de boleto bancário e proteção antifraude. Com essa análise, fica mais fácil escolher o modelo mais adequado às necessidades do seu empreendimento. Lembre-se ainda de observar se a adquirente é compatível e oferece possibilidade de integração com as ferramentas que sua empresa já utiliza.

Avalie as formas de estorno

Para quem trabalha com e-commerce, um ponto importante está relacionado às possibilidades de estorno oferecidas pela operadora. Nas compras pela internet, há um risco de ser necessário reverter uma cobrança já efetuada, seja por desistência do cliente, seja por qualquer outro imprevisto.

Desse modo, vale observar como é realizado o estorno — parcial ou completo, por exemplo, além dos prazos para que o cancelamento seja feito e o dinheiro possa ser devolvido.

Entenda a forma de recebimento

Outro ponto relevante é o recebimento das vendas com cartão. A depender do contrato com a operadora, o valor da compra demora cerca de 30 a 31 dias — conforme a duração do mês — para cair na conta. Também vai variar segundo a forma de pagamento escolhida pelo cliente, como débito, crédito à vista ou parcelado. No caso de vendas parceladas, o pagamento pode ser recebido a cada parcela ou diretamente.

Assim, vale analisar de que forma são feitos os pagamentos na adquirente de sua preferência e também checar como funciona a antecipação de recebíveis. Desse modo, você pode se planejar e consegue administrar com mais eficiência os recursos financeiros do seu negócio.

Compare as taxas e custos

Apesar de não ser o único aspecto a ser avaliado, o custo com a adquirente é um dos principais fatores a ser levado em conta. É comum que as operadoras cobrem de 2% a 6% de taxa de venda.

O valor vai depender da forma de pagamento escolhida pelo cliente e do plano contratado. De maneira geral, compras parceladas têm taxas mais elevadas do que vendas realizadas no crédito à vista e no débito.

Também é preciso estimar custos com maquininhas de cartão e outras taxas de cartão de crédito. Calcule essas despesas para avaliar qual opção tem o melhor custo-benefício para o seu negócio e cabe dentro do orçamento da sua empresa.

De acordo com o porte da sua empresa, você pode obter valores mais em conta junto às operadoras. Por exemplo, e-commerces costumam conseguir taxas mais reduzidas, especialmente se já têm lojas físicas.

Considere os meios de pagamento

Fornecer uma variedade de meios de pagamento é essencial para aumentar a chance de fechamento de uma venda. No entanto, as formas mais adequadas podem variar de acordo com o tipo de negócio: cartão de crédito, débito, parcelado, boleto etc.

O ideal é entender os meios mais procurados na sua loja e optar por operadoras que tenham um melhor custo-benefício para esses tipos específicos de pagamentos. Por exemplo, se a maior parte das vendas for realizada de maneira parcelada, você pode acabar perdendo dinheiro ao escolher uma operadora que tenha taxas baixas no crédito à vista, mas cobre mais por parcelamentos.

Verifique as bandeiras aceitas

Antes de escolher uma maquininha de cartão e uma adquirente, é primordial verificar também as bandeiras aceitas. As bandeiras de cartão são as empresas responsáveis por realizar a comunicação entre a adquirente e o banco.

No mercado brasileiro, as mais comuns são MasterCard e Visa, além de Elo, Hiper, American Express, Aura e Diners. A Visa, por exemplo, tem mais de 2,3 bilhões de cartões emitidos. Cada adquirente trabalha com bandeiras específicas. Dessa forma, se for o caso, vale analisar a possibilidade de contratar mais de uma adquirente para ampliar as chances de vendas com cartão.

Avalie o atendimento e a resolução de problemas

Vale pesquisar também se o suporte da empresa é adequado e oferece uma boa comunicação para resolver problemas. Falhas e equívocos nos sistemas das operadoras de cartões podem levar a perdas de vendas. Desse modo, é importante observar qual adquirente tem o melhor atendimento e uma solução mais rápida.

Leve em conta a conciliação

Também é importante observar se a adquirente fornece relatórios para a conciliação, de preferência sem custo e desde o início da parceria. A conciliação das vendas é essencial para verificar se os valores corretos, com a dedução de taxas, foi depositado na conta. Os relatórios permitem mais controle e redução do risco de sair no prejuízo.

Não desvie o foco do cliente

Por último, lembre-se de considerar o cliente na hora de escolher uma adquirente e, inclusive, as formas de pagamento mais adequadas para sua empresa. Entenda as necessidades e desejos do seu público para não correr o risco de escolher uma opção que não ofereça uma boa experiência ao cliente e possa atrapalhar a competitividade do seu negócio.

Para resumir, o ideal é avaliar qual adquirente tem os serviços que você precisa, aceita as bandeiras mais usadas, oferece as taxas mais atrativas, tem o melhor atendimento na resolução de problemas e facilita a conciliação. No mercado, há diversas opções de operadoras de cartão como Rede, Stone, Cielo, GetNet, entre outras. Faça uma pesquisa, compare condições e veja qual se ajusta mais ao perfil e à gestão financeira da sua empresa.

Achou útil este texto sobre como escolher uma adquirente? Então aproveite e confira também 7 motivos para fazer a conciliação de cartões.

Fique atento às novas tendências em conciliação de cartão e boletos!