Os erros podem acontecer em qualquer lugar, mas quando a falha vem das operadoras de cartões de crédito, as consequências podem ser graves para o bolso das empresas. Isso mostra que ficar de olho no extrato das adquirentes é a melhor maneira de se livrar dos prejuízos financeiros.
Encontrar uma tarifa irregular ou um lançamento em duplicidade tornou-se mais comum do que podemos imaginar. Infelizmente, algumas falhas passam despercebidas entre empresas que não acompanham suas transações, por isso conhecer os principais erros é o primeiro passo para evitá-los.
Você confere o extrato das adquirentes e todas as vendas no cartão? Então veja quais são os equívocos que podem acontecer e o que fazer para evitá-los!
Você já encontrou débitos não autorizados na conta-corrente da sua empresa? Assim como você, vários empreendedores já passaram por essa mesma situação. No entanto, conforme o Código de Defesa do Consumidor, o ressarcimento de valores nesse caso é obrigatório e quando ocorre atraso ou demora no recebimento, a empresa pode cobrar da operadora o pagamento também de juros e correção monetária.
Quem oferece o cartão de crédito como forma de pagamento sabe que precisa realizar o pagamento de algumas taxas. Contudo, o grande problema é quando as tarifas são cobradas erroneamente. Para evitar esse problema é interessante analisar os extratos e solicitar o reembolso em caso de cobrança indevida.
Os prazos existem para serem cumpridos. Entretanto, ocorrer atrasos ainda é um dos erros que mais acontecem. Seja para estorno, seja para pagamento, é indispensável exigir o cumprimento das datas, principalmente para manter a organização dos recebimentos e, assim, o fluxo de caixa equilibrado.
Quando a tecnologia entra em cena é impossível não aproveitar as vantagens que ela oferece para uma empresa. Ainda não está convencido? Veja, a seguir, quais são os benefícios que estão à sua espera com a automação de extrato das adquirentes!
Acompanhar todas as transações de cartão de crédito é um desafio para qualquer empresa. No entanto, quando a tecnologia é usada a favor dos negócios fica mais controlar os extratos, identificar erros e otimizar a gestão financeira como um todo.
Qual empresa não gostaria de facilitar o seu fluxo de caixa, eliminando processos manuais e falhas humanas? Com a ajuda de uma plataforma de conciliação de vendas, por exemplo, as etapas ganham agilidade, reduzindo, ainda, os gastos desnecessários.
O chargeback nada mais é do que o cancelamento de uma compra ou a solicitação de estorno. No entanto, esse mecanismo pode se tornar um grande pesadelo quando não é controlado pelas empresas.
Por outro lado, quando os processos são automatizados é possível prever problemas antes mesmo que aconteçam, e isso inclui identificar chargebacks e também os temidos erros ocorridos nas transações.
Vale lembrar ainda que todas essas medidas não beneficiam apenas a empresa, mas também o consumidor que não pode ser lesado por irregularidades, compras não identificadas ou atrasos no estorno quando o assunto é chargeback.
Vender por cartão de crédito é uma questão de sobrevivência para as empresas, não é mesmo? Contudo, além de aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros no final do mês, é necessário gerenciar os recebimentos, em especial das vendas que são parceladas.
Levando em consideração que as contas recebidas de forma parcelada podem não entrar na conta imediatamente, a empresa precisa controlar os pagamentos para não comprometer o capital de giro no próximo mês — e nem sempre esse desafio é simples!
Ainda que uma planilha no Excel seja uma ferramenta útil no controle das informações, somente um sistema de automação pode fornecer dados rápidos e identificar falhas em poucos segundos.
Pagar taxas, tarifas de aluguel e outras despesas obrigatórias faz parte de qualquer empresa no mercado atual. Contudo, se os gastos superam os ganhos chegou o momento de repensar nas estratégias e processos e investir em soluções para aumentar o faturamento do negócio.
De forma resumida, investir em um sistema de conciliação de cartões de crédito é a alternativa ideal para reduzir custos como um todo. Ao automatizar os extratos, sua empresa economiza o tempo gasto nas atividades relacionadas à análise e lançamento em planilhas, sem falar no dinheiro que poderá perder com alguns erros e taxas indevidas.
É bom ressaltar que centavos ou reais podem fazer uma grande diferença para o seu negócio, então ficar atento a essas perdas financeiras, além do tempo e presença de colaboradores, é indispensável para o sucesso da empresa.
Quantas pessoas da sua equipe são necessárias para lançar os pagamentos, conferir os cancelamentos, comparar os dados com as informações das adquirentes e fechar o caixa no geral?
Na verdade, não importa a resposta! A produtividade da sua equipe é um assunto muito importante para ser limitada apenas aos números. Por outro lado, quem já investe em automação de conciliação sabe que o nível de rendimento dos seus colaboradores aumenta quando contam com o auxílio de uma plataforma eficiente.
Isso significa que o tempo que seria gasto em análises de extratos, comparações de sites, telefonemas para operadoras adquirentes, dentre outras atividades que são necessárias nesse processo pode ser destinado a outras atividades importantes que envolvem o planejamento financeiro. Assim, a empresa melhora a produtividade do seu time e ainda potencializa outras áreas. O que acha dessa ideia?
Aprendeu tudo o que precisava para automatizar o extrato das adquirentes e melhorar a gestão financeira do seu negócio? Esperamos que sim! Agora que já sabe quais são os principais erros das operadoras e como solucioná-los, temos certeza que seu faturamento aumentará e muito!
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