Confira 7 vantagens de investir em automação financeira

meeting

Nas últimas décadas, as tecnologias digitais têm modificado os processos nas empresas, de forma que é imprescindível se modernizar para manter a competitividade do seu negócio no mercado. Nesse contexto, a automação financeira é um bom auxílio para os empreendedores dos mais diversos setores e áreas de atuação.

Investir em automação financeira significa tornar automatizadas as atividades relacionadas às finanças de uma organização. Assim, é possível otimizar a gestão do dinheiro que circula pelo negócio e reduzir falhas por erros humanos, por exemplo.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste texto, explicamos sete vantagens de investir em automação financeira. Confira!

1. Mais segurança

Para ter controle do quanto será recebido no fim do mês, é importante registrar as operações de venda e checar se os valores passados por cartão pelos clientes estão de fato sendo depositados na conta da empresa.

No entanto, planilhas e outros métodos manuais estão suscetíveis a falhas humanas, como erros de digitação e troca de valores. Além do mais, anotações em papéis e computadores pessoais podem mais facilmente sofrer fraudes e vazamentos.

Dessa forma, a adoção de sistemas que façam os registros e a conferência dos valores vendidos de maneira automatizada traz maior segurança para as empresas, aumentando consideravelmente a proteção das informações do seu negócio.

2. Redução de custos

Outra vantagem do processo de automação é evitar perdas e reduzir custos ao longo do tempo. Apesar de existir um gasto inicial com o investimento em ferramentas para otimizar a gestão das finanças, esse valor é compensado depois.

Como há eliminação de retrabalhos e de atividades realizadas de forma inadequada, a empresa tem mais economia e consegue recuperar o valor investido. Assim, ela pode continuar a empregar recursos na otimização de processos e crescer ainda mais no mercado.

3. Integração de equipes

A gestão financeira não envolve apenas o setor de finanças, mas diferentes áreas, como logística, contabilidade, caixa etc. Nesse sentido, contar com um sistema de automação financeira é bem vantajoso para ter mais integração entre os setores da empresa, já que os funcionários de diversas áreas podem conferir os dados atualizados na plataforma, sempre que precisarem.

4. Maior controle financeiro

De fato, com um sistema automatizado, é possível ter melhor controle das finanças do seu negócio. Como as plataformas registram as transações automaticamente e de forma correta, você tem certeza de que os dados financeiros estão atualizados e conformes com a realidade.

Também é possível conferir cancelamentos, acompanhar se as taxas de cartão de crédito estão sendo cobradas justamente e realizar a conciliação bancária, por exemplo. Com isso, você pode tomar decisões mais assertivas e seguras para a saúde financeira da sua empresa.

5. Aumento da produtividade

A realização do controle financeiro de forma manual não é apenas mais passível de erros, mas também demanda muito tempo das equipes. Nesse contexto, a automação elimina os procedimentos repetitivos e traz mais produtividade para a empresa.

Assim, é possível usar esse tempo que seria utilizado para o registro manual no desenvolvimento de tarefas estratégicas, por exemplo. Isso pode ser ainda um elemento motivacional para os funcionários, que se sentem mais relevantes na empresa.

Desse modo, há tanto uma redução do trabalho repetitivo como uma melhoria no desempenho das equipes.

6. Automatização da conferência do extrato bancário

Para uma boa gestão, além de investir em automação financeira também é importante considerar a otimização de processos de conferência de extrato bancário por meio da conciliação de cartões. Esse conceito se refere à conciliação entre os valores que foram vendidos por cartão e são esperados pelas operações, tendo sido realmente depositados na conta da empresa ou se houve inconsistência nos dados.

Apesar de ser possível fazer isso de forma manual, existem plataformas que realizam esse processo de maneira automática. Assim, o empreendedor não precisa se preocupar em fazer a comparação entre os valores lançados e recebidos, olhando diferentes portais bancários, e tem ainda uma previsão mais realista do quanto receberá pelas vendas.

Os sistemas de conciliação bancária fazem a conferência entre os registros internos da organização e os valores constantes no extrato do banco, comparando datas, valores e transações, mas não só isso. Essas plataformas também auxiliam em divergências com as operadoras de cartão.

Para realizar vendas por cartão, os empreendedores precisam escolher maquininhas que são operadas por empresas adquirentes, como Cielo e Rede. São elas que se comunicam com as bandeiras de cartão e as instituições financeiras, processando as transações.

Contudo, essas empresas cobram taxas e percentuais pelas vendas. É aí que uma conciliadora entra. Um sistema eficiente faz o monitoramento contínuo e confere se os valores cobrados são indevidos, além de auxiliar em caso de cancelamentos e chargebacks.

7. Possibilidade de integração com outros sistemas

Na hora de realizar a automação da sua empresa, é interessante fazer a integração dos sistemas utilizados. Não há como efetuar uma gestão financeira adequada sem a automação das vendas, por exemplo.

O ideal é integrar a plataforma de conciliação ao ERP utilizado para automação de vendas no seu estabelecimento comercial. Assim, as vendas serão automaticamente contabilizadas pelos sistemas e você consegue ver, por exemplo, qual a data de previsão para recebimento e pode planejar melhor os gastos da sua empresa.

Como mostramos, a automação financeira tem diversas vantagens. Na hora de escolher uma ferramenta de auxílio, busque a que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

A CashMonitor, por exemplo, é uma plataforma de conciliação de cartões, que faz a conciliação automatizada das vendas, verifica a cobrança de taxas indevidas, checa os valores provisionados para pagamento, concilia o extrato bancário e ainda permite integração com outros sistemas.

Assim, mostra-se como uma boa opção para a otimização dos processos financeiros de estabelecimentos comerciais que trabalham com cartão. Um grande diferencial da empresa é ser totalmente independente das adquirentes, o que permite ter mais confiança de que o seu negócio está evitando perdas efetivas.

Quer saber mais sobre como a automação financeira pode ajudar o seu negócio? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Fique atento às novas tendências em conciliação de cartão e boletos!