Conciliadores de ERP: por que não utilizá-los?

Uma tendência que todo varejista deve atentar é para o uso de novos meios de pagamento pelos consumidores e as necessidades de gestão que eles exigem. Entre os mais conhecidos e utilizados estão os cartões de crédito e débito, que demandam o relacionamento com adquirentes, bem como o uso de um conciliador.

Responsável por integrar os dados entre o sistema da empresa e o da adquirente, permitindo sua comparação e garantindo que as informações sejam corretas, essa ferramenta precisa ser de alta qualidade e confiança. Por esse motivo, não é indicado utilizar conciliadores de ERP.

Apesar de ser uma função já oferecida pelo sistema de gestão e representar potencial economia, o uso dessa opção evita que a empresa aproveite todos os benefícios de um conciliador independente, especializado no assunto. Além disso, eles nem sempre funcionam com precisão, aumentando as chances de prejuízos financeiros para o negócio.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre os conciliadores de ERP e as opções independentes, mostrando os motivos para você investir na segunda opção. Leia até o final para saber!

O que são conciliadores de ERP?

Os conciliadores de ERP são funções oferecidas pelas plataformas de gestão para realizar a integração dos dados de vendas da adquirente e do sistema da empresa. Ele pode ser oferecido de forma gratuita ou como um módulo adicional do ERP.

O processo funciona da seguinte maneira: os dados de vendas passados pela adquirente são comparados com as informações de vendas do ERP, permitindo que inconsistências de valores e taxas sejam identificados.

Normalmente, a solução é simples e básica, sem muitos benefícios e funcionalidades para a prática de conciliação e acompanhamento dos resultados financeiros neste canal de transação. Assim, não apresentam os mesmos resultados que uma conciliadora independente — falamos melhor dessa relação no próximo item!

Qual a diferença entre conciliadores de ERP e conciliadores independentes?

Enquanto os conciliadores de ERP são apenas um módulo ou função adicional do sistema de gestão ERP, um conciliador independente é uma plataforma desenvolvida especificamente para lidar com o relacionamento entre empresa e adquirentes, permitindo que todas as atividades necessárias para uma boa interação entre as partes aconteçam.

Neste sentido, a conciliação não faz parte do core business de um sistema ERP, como acontece com uma plataforma independente. Assim, quando opta pela primeira, a empresa aumenta suas chances de ter problemas e perder dinheiro, uma vez que essa opção não consegue acompanhar as mudanças feitas pelas adquirentes em tempo real, fornecendo dados inconsistentes.

Um conciliador de cartões independente de qualidade garante um controle automatizado e dinâmico, apontando quase que em tempo real possíveis erros e inconsistências encontradas no processo de conciliação — seja no valor de uma venda, seja nas taxas aplicadas pela adquirente.

Quais os benefícios de usar conciliadores independentes?

Como falamos, as plataformas desenvolvidas com foco em conciliação com adquirentes apresentam uma série de benefícios para as empresas. Abaixo, listamos as 6 principais vantagens. Confira!

1. Evita prejuízos

O principal benefício de adotar uma plataforma de conciliação é evitar prejuízos financeiros para o negócio, causados por inconsistências como taxas diferentes do contrato com a adquirente, duplicidade de cobranças, atrasos de pagamentos e ausência de valores vendidos.

2. Aumenta a produtividade

Normalmente, os profissionais realizam essa conferência entre os valores da adquirente e da empresa de forma manual, o que gasta tempo e orçamento, bem como aumenta as possibilidades de erros manuais.

Utilizando uma plataforma, a prática é automatizada, evitando esses problemas e aumentando a produtividade do time, uma vez que os colaboradores podem se dedicar às funções mais estratégicas e menos desgastantes.

3. Facilita o processo de negociação

Outro benefício gerado pelo conciliador de cartões é a possibilidade de ter um processo de negociação mais eficiente com as adquirentes. Isso acontece porque a plataforma oferece um conjunto muito rico de dados sobre as transações, taxas e relacionamento com cada parceiro, permitindo que a empresa use essas informações a seu favor.

4. Otimiza a gestão e planejamento

Uma plataforma de conciliação de qualidade apresenta relatórios de previsão de receitas ao longo do tempo, permitindo que a gestão otimize seu planejamento financeiro. Assim, os investimentos podem ser feitos de forma mais estratégica e problemas como atrasos de pagamentos são evitados.

5. Evita ações de má-fé feitas pelos colaboradores

Ações de má-fé dos colaboradores, como trocar as máquinas de cartão da empresa, direcionando os pagamentos para contas pessoais, são práticas comuns em pequenos e médios negócios. Para evitar que isso aconteça, a plataforma atualiza o sistema em tempo real e fica integrada com o controle de caixa. Assim, qualquer suspeita é notificada ao gestor.

6. Garante mais segurança financeira para a empresa

Por fim, a automação e uso de uma plataforma de conciliação garante mais segurança na confiabilidade dos dados, evitando que os valores e informações sejam inconsistentes com a realidade do negócio. Além disso, a ferramenta minimiza as ocorrências de problemas que geram prejuízos. Dessa forma, a saúde financeira da empresa é mais assegurada.

Como a CashMonitor se destaca no mercado?

A CashMonitor é uma plataforma independente para conciliação. Criada em 2006, suas funcionalidades permitem conferir dados de vendas, taxas indevidas, valores provisionados, bancários, antecipações, cancelamentos e chargeback, bem como fazer a integração do sistema com o ERP do negócio.

Seu principal diferencial está na concepção de sua plataforma, totalmente especializada e pensada para facilitar e otimizar as práticas de conciliação. O ambiente é intuitivo, personalizável e de fácil uso para qualquer profissional.

Além disso, ela é 100% independente de qualquer empresa do setor. Neste sentido, apesar de poder ser integrada com as principais companhias do mercado — Cielo, Rede, Getnet, Adyen, Safrapay, Stone, Mercado Pago, etc. —, não há ligações, dependências ou restrições entre elas.

Fica evidente que o uso de conciliadores independentes é uma prática muito vantajosa para qualquer empresa, uma vez que seus benefícios contribuem diretamente para a saúde financeira do negócio. Assim, é importante investir em uma plataforma de qualidade, como a CashMonitor.

Agora que você sabe os motivos para não adotar conciliadores de ERP e optar por uma plataforma independente, acha que é o momento de investir? Então, entre em contato conosco da CashMonitor e comece seu projeto de sucesso!

Fique atento às novas tendências em conciliação de cartão e boletos!