A conciliação de vendas de cartão representa a primeira etapa do processo de conciliação de cartões. Esta etapa visa assegurar que cada venda realizada pelo seu estabelecimento foi, de fato, capturada pela adquirente e está corretamente registrada no arquivo eletrônico disponibilizado diariamente pela mesma.
O “erro” mais comum nesta etapa acontece quando uma venda é realizada pelo seu estabelecimento e não está registrada ou, por algum motivo, está incorretamente registrada no arquivo eletrônico da adquirente.
Esse tipo de “erro” significa que o estabelecimento que realizou a venda não irá receber os proventos da mesma. Tais “erros” acontecem a despeito das vendas terem sido autorizadas e comunicadas pelas adquirentes aos clientes no momento do processamento. Pode ocorrer também da venda estar com um status de “desfeita” dentro do sistema da operadora. Em ambos os casos, o valor da venda não será repassado ao estabelecimento.
Para eliminar esse tipo de “erro” da adquirente, a etapa de conciliação de vendas é fundamental, pois identifica claramente uma venda realizada ausente ou incorretamente registrada no arquivo eletrônico da adquirente.