Não é segredo que a tecnologia tem transformado a vida das pessoas e a rotina de muitas empresas. Os processos que antes exigiam tempo, gastos e produtividade hoje podem ser desenvolvidos em poucos segundos por meio de plataformas que ajudam a automatizar a conciliação de vendas, assim como otimizar outras áreas importantes.
Sem dúvidas, aumentar os lucros é o objetivo de qualquer negócio, principalmente quando a empresa oferece o cartão de crédito como forma de pagamento. Mas como fugir das taxas e erros e controlar as vendas com cartão?
Diante da tecnologia nada é impossível, por isso investir em conciliação se tornou a saída ideal para ampliar o faturamento no final do mês. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você e sua empresa!
Você confere venda por venda do cartão de crédito quando vai fechar o caixa? Sabemos o quanto essa tarefa é essencial para confirmar os recebimentos, mas também acreditamos que existem outras maneiras de aperfeiçoar essa atividade e uma delas se chama conciliação de vendas.
Com a ajuda da conciliação, a plataforma automatizada realizará comparações de cada venda no cartão na modalidade crédito ou débito, a fim de identificar o seu pagamento junto à adquirente.
Sua função é acessar os extratos das operadoras de cartões e banco e, assim, analisar o total que a empresa deve receber e também os valores e taxas a serem pagos.
Como o próprio nome diz, a conciliação de vendas manual é realizada a partir da ação humana. Nesse caso, o gestor ou funcionário responsável pela gestão financeira entrará no site de cada operadora e banco, analisará os extratos bancários e relatórios emitidos, preencherá as planilhas venda por venda e consultará as informações das filipetas.
Como percebeu, não é uma tarefa tão simples como podemos imaginar. Por outro lado, ao automatizar a conciliação de vendas, as diferenças podem ser grandes.
Ainda que o processo seja parecido, feito por meio de uma plataforma, os resultados alcançados são obtidos em menor tempo, considerando que as informações também serão mais confiáveis e com menos chances de erros. Mas claro que no meio do caminho podem surgir dúvidas a respeito da ferramenta. Confira, a seguir, alguns questionamentos comuns e como solucioná-los!
Acompanhar as taxas que são cobradas nas vendas do cartão de crédito ou no aluguel das maquininhas é um hábito que nem todas as empresas cultivam, por isso buscam auxílio na conciliação para entenderem as tarifas que estão sendo pagas e o que realmente deverão receber no final de cada período.
A boa notícia é que essa ferramenta permite o acompanhamento contínuo, de cada transação, assim como o controle dos pagamentos, solicitações de estornos e valores divergentes. Além disso, quando existe o monitoramento de taxas, fica mais fácil para a empresa definir o preço final do seu produto ou serviço, otimizando o seu fechamento de caixa.
O planejamento financeiro é indispensável para qualquer tipo de negócio. Claro que com a chegada de novas informações e valores, será possível ter mais clareza e previsibilidade dos resultados a cada mês. Estipular metas e pensar em novas estratégias para potencializar os lucros também serão medidas necessárias que podem ser tomadas a partir dos índices de vendas e dados dos relatórios e extratos bancários.
Para que não ocorra perda de informações ou divergências nos valores é necessário realizar a conferência diariamente. Somente assim será possível identificar erros e futuros problemas e manter uma visualização completa dos rendimentos e pagamentos.
Ainda não está convencido que a automação financeira é o melhor caminho para o controle das vendas de cartão de crédito e débito? Então conheça algumas vantagens que podem lhe ajudar nessa decisão.
Quando uma empresa investe em automatizar a conciliação de vendas, o tempo e a produtividade são os mais beneficiados. Além da agilidade na conclusão dos processos e análises, uma plataforma de conciliação de cartões de crédito aumenta a produtividade dos colaboradores que poderão exercer outras atividades. Lembre-se de que tempo é dinheiro, então vale a pena aproveitar cada minuto para otimizar a rotina e impedir prejuízos financeiros.
Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Embora o ditado seja verdadeiro, os erros podem trazer consequências ruins quando o assunto é gestão financeira. Por esse motivo, considerar soluções que vão reduzir as falhas é tão importante quanto aumentar o faturamento no final do mês. Ao automatizar a conciliação, sua empresa pode reduzir erros como: vendas não registradas, cancelamentos não efetuados, taxas indevidas e outros agravantes que nem sempre são percebidos.
Já imaginou o problema que sua empresa teria ao lidar com informações erradas? Muitos, não é mesmo? Por isso, a segurança e precisão de dados que um sistema automatizado oferece é interessante demais para não ser adquirido. Por trabalhar com relatórios oficiais da conciliação (não utiliza o portal das operadoras), emitir relatórios automáticos, os dados já chegam analisados e com valores corretos, sem a necessidade de conferir ou checar cada informação.
O mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, aderir a soluções para se diferenciar é o segredo para superar os concorrentes e tornar o negócio rentável. Em outras palavras, ao integrar as informações em um único lugar quem sai ganhando é apenas sua empresa.
Além de manter a segurança máxima, essa ferramenta reduz o tempo em análise, facilita o acesso e ainda fornece conteúdos importantes relacionados ao fluxo de recebimento, ponto de venda e tendências dos meios de pagamentos.
Se convenceu de que automatizar a conciliação de vendas é a decisão certa para o seu negócio? Como mostramos neste post, ao investir nessa plataforma os benefícios são muitos!
Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo, confira mais um de nossos posts — Conciliação bancária: entenda como funciona — e descubra dicas valiosas!