Como funciona a antecipação de recebíveis das vendas com cartão?
Um dos principais fatores de sucesso de um negócio é ter boa gestão financeira, ou seja, administrar com eficiência os recursos e ativos da empresa. Para isso, é preciso conhecer as práticas cabíveis em momentos de dívidas ou falta de capital, impedindo a cobrança de juros e possíveis prejuízos que afetam o desempenho da organização no mercado. Entre esses recursos está a antecipação de recebíveis.
Resultado da crise financeira, do aumento da competitividade e, principalmente, da mudança de comportamento dos consumidores — que, cada vez mais, utilizam cartões como o principal meio de pagamento em suas transações —, a antecipação de recebíveis é uma prática com muitos benefícios, que deve ser utilizada com cautela, para não criar um cenário de ainda mais problemas para a organização.
Nesse sentido, apresentamos neste artigo as principais informações sobre a antecipação de recebíveis, mostrando o que é esse processo e como ele pode ser utilizado pelas empresas de forma segura. Acompanhe!
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é um recursos financeiro pelo qual a empresa adianta um recebimento de capitais futuros que seriam destinados a ela no longo prazo. Em outras palavras, a empresa recebe o valor das vendas feitas a prazo num único pagamento imediato — antes de os clientes realizarem seus pagamentos.
Esses valores são pagos por uma instituição financeira para o negócio, com desconto de uma taxa estabelecida por ela e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Posteriormente, ela recebe os pagamentos que seriam feitos à empresa. Nesse sentido, a instituição assume o risco da venda no longo prazo.
Para que serve esse processo?
A prática é utilizada como medida de curto prazo, para lidar com despesas e falta de capital de giro na empresa. Ela evita que dívidas se tornem maiores e a operação sofra algum dano que resulte em ainda mais problemas, como a falta de insumos, por exemplo.
Além disso, o recurso é visto como uma alternativa ao empréstimo financeiro, que normalmente apresenta taxas e condições mais burocráticas para ser feito, resultando em mais custos para o negócio. Isso acontece porque o risco de a dívida não ser quitada pela empresa é menor quando o capital já foi transacionado.
Como a antecipação de recebíveis pode ser feita de forma eficiente?
Existem três modalidades para realizar a antecipação de recebíveis. São elas:
bancos: possuem taxas competitivas, porém apresentam maior burocracia para adquirir o recursos;
Adquirentes de cartão de crédito: apresentam taxas competitivas e menor burocracia para o processo;
factoring: normalmente, traz as maiores taxas, mas é a opções menos burocrática para fazer a antecipação.
A antecipação feita pelo banco ou factoring não apresenta informações específicas sobre quais títulos estão sendo recebidos, apenas o montante total, enquanto a adquirente apresenta os dados completos da operação. Os prazos, taxas e condições para realizar a procedimento variam conforme a instituição, o tipo de ativo a ser antecipado e o perfil da empresa solicitante.
O ideal é avaliar as possibilidades de cada alternativa, como taxas e exigências para o procedimento, e escolher a que melhor se adéque às necessidades do negócio. Considerar apenas o percentual sobre a transação cobrada é um erro, uma vez que outros fatores impactam no custo final da operação — como taxas fixas sobre cada título antecipado e IOF.
Vale ressaltar que o perfil da empresa também impacta nas condições do recurso, uma vez que as taxas e valores cobrados são impactadas pelo risco que a instituição atribui ao recebimento dos ativos futuros, ou seja, se ela identifica que as chances de inadimplência são maiores, a taxa cobrada também aumenta — em alguns casos, o procedimento é até mesmo recusado.
Quais os prós e contras dessa prática?
Como afirmamos, existem diversos benefícios em usar esse recursos financeiro, porém ele também apresenta alguns contras que devem ser levados em consideração. Apresentamos esses fatores a seguir!
Benefícios
A principal vantagem para empresas que usam o recurso é receber dinheiro em caixa para quitar dívidas e manter a empresa financeiramente saudável. Por ser uma operação de maior segurança, a modalidade também é mais fácil de contratar — comparada com empréstimos —, bem como apresenta taxas menores.
Malefícios
Realizar a antecipação de recebíveis sem um bom planejamento e a ajuda de um conciliador de qualidade pode gerar uma grande confusão no fluxo de contas a receber e gerenciamento financeiro do negócio. Neste sentido, a prática resulta em mais dívidas no longo prazo.
Outro problema de utilizar o recurso de antecipação de recebíveis é a perda de valores que ficam com a taxa de operação e a possibilidade de criar dívidas futuras, uma vez que os valores não serão mais adquiridos no longo prazo e, portanto, não podem ser esperados nas projeções financeiras.
Como automatizar a antecipação de recebíveis de vendas a crédito?
Existem diferentes ativos que podem ser recebidos de forma antecipada. Entre os mais buscados estão os valores das vendas realizadas em cartão de crédito — à vista ou parceladas. Esse tipo de antecipação é chamado de recebimento antecipado de crédito e, normalmente, apresenta taxas e condições melhores pelas instituições financeiras.
Esses valores podem ser recebidos de forma eventual, como os demais títulos, ou então de maneira automatizada — quando o valor das vendas feitas no dia anterior são depositadas diariamente na conta do negócio. Para ativar essa função, é preciso habilitar o processo quando a empresa é cadastrada na empresa que oferece o serviço de cartão de crédito ou, então, fazer sua solicitação pela central de atendimento da instituição.
Fica evidente que a antecipação de recebíveis é uma prática que contribui para a administração financeira de qualquer negócio. Contudo, ela precisa ser feita de forma planejada e com cautela, garantindo que a solução de um problema atual não comprometa a saúde financeira do negócio no longo prazo.
Gostou de saber mais sobre a antecipação de recebíveis e como utilizar esse recurso de forma eficiente? Então, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e receber outros conteúdos como este na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!