Atualmente, com um cenário cada vez mais digital e tecnológico, é comum que os consumidores deixem de fazer suas compras usando dinheiro e passem a adotar cartões de crédito e débito — considerados mais práticos e seguros de usar. Nesse sentido, os varejistas do mercado precisam não apenas investir nesse serviço para seus clientes, mas garantir uma boa gestão desses valores, realizando a conciliação de cartões de forma eficiente.
Essa prática é fundamental para evitar fraudes e inconsistências no repasse dos valores feito pela adquirente. Além disso, quando feita de forma automatizada, com um parceiro especializado no assunto, a conciliação contribui para uma gestão financeira mais organizada, ganho de produtividade e muitos outros benefícios.
Ainda não se convenceu? Listamos abaixo 7 motivos para investir na conciliação de cartões, contratando uma empresa especializada no assunto para ajudar o seu negócio. Confira!
Um sistema automatizado de conciliação de cartões permite que o time de gestão tenha acesso a uma série de relatórios e dados financeiros, como entrada e saídas de valores. Isso é feito de forma bem organizada, padronizada e sem a necessidade de interação humana para a formação desse banco de dados do negócio — o que garante mais segurança nas informações armazenadas.
Normalmente a elaboração do relatório é personalizável. Dessa forma, cada profissional pode organizar seu documento com as informações que desejar. Além disso, os relatórios podem ser extraídos via API, ou seja, não há necessidade de configurar um layout específico. Por esses motivos, o trabalho tende a ficar mais ágil dentro das equipes.
Não é novidade que tempo é um dos maiores problemas das organizações, impactando na produtividades dos profissionais e nos custos do negócio. Por esses motivos, é importante buscar formas de fazer sua otimização — como a aquisição de um sistema de automação para a conciliação de cartões.
Com ele, os profissionais deixam de realizar atividades manuais que são burocráticas, tediosas e tomam muito tempo do seu trabalho — como a conferência das informações dispostas nos relatórios das adquirentes. Esse processo passa a ser feito de forma automatizada pelo sistema, que além de ser mais rápido do que os colaboradores, não comete erros que comprometem as informações — como a falta de atenção e erros de digitação.
Nesse novo cenário, os profissionais ganham tempo para se dedicar a questões mais estratégicas de suas funções. Entre elas está a formação da estratégia de vendas, a análise de relatórios gerados pelo sistema e a realização de treinamentos diversos, que melhoram sua performance.
Todas as vendas realizadas com cartão de crédito tendem a ser creditadas em 30 dias após a operação, enquanto as de débito acontecem no dia seguinte. Nesse sentido, as empresas teriam um controle simples para saber quando esses valores são computados no fluxo de caixa do negócio, certo? Entretanto, esses prazos às vezes variam, o que pode gerar inconsistências entre a previsão e a realidade.
Feriados, finais de semana ou até mesmo o próprio sistema da adquirente podem gerar datas diferentes para o crédito dos valores — geralmente aumentando o prazo de 30 dias. Essa mudança é facilmente detectada por um sistema automático de conciliação de cartões, uma vez que ele faz a conferência dos relatórios da adquirente, comparando os dados àqueles dispostos no controle da empresa.
Quando o sistema identifica inconsistências, ele pode alterar a previsão de crédito do valor, atualizando o fluxo de caixa da empresa. Dessa forma, as informações acessadas pelos profissionais são mais precisas e evitam problemas como falta de caixa para pagamentos e investimentos diversos.
Normalmente, a conferência das transações feitas com cartões acontece de forma manual, por profissionais da empresa. Esse processo, além de lento e demorado, tem muitas chances de apresentar erros e inconsistências. Isso acontece por que é um trabalho cansativo e feito entre outras responsabilidades, o que resulta em falta de atenção e dedicação.
Com um sistema automatizado de conciliação de cartões, os profissionais deixam de executar essa função, que passa a ser feita com o uso de um programa inteligente, sem a necessidade de interação humana. Nesse sentido, as inconsistências são reduzidas, garantindo mais integridade aos dados.
Caracterizado como o cancelamento de vendas feitas com uso de cartões, o chargeback é uma das principais preocupações das empresas que oferecem esse serviço aos clientes. A prática acontece por dois motivos principais: o portador do cartão não reconhece a transação ou o descumprimento do contrato/regulamento da administradora.
Seja qual for o motivo, com um sistema automatizado a empresa consegue acompanhar de forma mais próxima os casos de chargeback, fazendo uma análise mais completa para identificar a raiz do problema e, consequentemente, minimizar sua ocorrência.
O uso de um sistema automatizado de conciliação de cartões também tende a facilitar o trabalho em equipe, principalmente as atividades que envolvem consulta e uso das informações de controle de fluxo de caixa e operações financeiras. Isso acontece porque o software apresenta um dashboard único e integrado para todos os colaboradores.
Nesse sentido, as mesmas informações serão usadas por todos os profissionais, evitando inconsistências nas análises internas da gestão. Além disso, o acesso é feito pelo próprio colaborador, sem a necessidade de identificar quem na equipe tem diferentes dados — o que resulta em mais agilidade e produtividade interna.
Uma decisão comum para empresas que começam a crescer é investir em um ERP — Enterprise Resource Management, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português. Nele, são computadas todas as vendas do negócio, inclusive as de cartões. Sendo assim, todo o controle de transações financeiras passa a ser organizado e armazenado nesse ambiente.
O sistema de automação de conciliação de cartões pode ser integrado a essa ferramenta, criando um processo de conferência e atualização de dados mais eficiente. Nesse cenário, o primeiro avalia os dados da adquirente e compara com as informações do ERP. Caso haja inconsistências, ele aponta esses problemas para que o time possa verificar e fazer correções. Isso garante mais qualidade e confiabilidade para a gestão.
Fica evidente que investir nessa ferramenta é uma prática muito interessante para qualquer negócio. Por meio do ERP é possível agilizar o processo de conferência e previsão de fluxo de caixa, bem como aumentar a produtividade do time e garantir uma gestão mais preparada para os desafios do mercado.
Agora que você já conhece os benefícios e como a conciliação de cartões de forma automatizada é importante para o sucesso do seu negócio, pensa que é o momento de investir? Então entre em contato com a CashMonitor e comece o seu projeto!