Chargeback: um dos maiores problemas enfrentados pelos lojistas

21 julho, 2017

O chargeback nada mais é do que o cancelamento de uma venda realizada por cartão de crédito ou débito, mas o que parece algo simples é, na verdade, um grande problema enfrentado pelos lojistas dos mais variados setores.

As duas principais causas de chargeback são quando o cliente não reconhece uma compra feita com seu cartão e pede o cancelamento dela ou quando a venda não segue as regras previstas em contratos, termos ou manuais das administradoras.

Como alguns sistemas de cobrança são frágeis e podem conter falhas, é bastante comum que os empreendedores enfrentem cancelamentos em sua rotina, porém vários deles podem passar despercebidos, causando rombos no caixa que devem ser solucionados rapidamente a fim de evitar maiores consequências para os negócios.

Mais comum em cartões de crédito, os que mais sofrem com isso são os que realizam vendas online. Após feita toda a transação, ele simplesmente descobre que o valor não será enviado para a conta da empresa por ter sido considerada inválida. Em casos em que o valor chega a entrar na conta, o mesmo é estornado ou um “saldo negativo” é gerado para ser descontado no próximo depósito.

Nenhuma administradora garante que as transações realmente serão concluídas e pagas, então cabe ao empresário ficar sempre atento ao que acontece, sendo muitas vezes inviável acompanhar cada uma das transações realizadas todos os dias.